quinta-feira, 24 de junho de 2010

Roda Sábado - as 12:00

Olá colegas;
Salve. Venho através deste comunicar a todos do Evento GIRA-PRAÇA. Que irá acontecer neste sábado dia 26/06/2010, com muito brincadeira, dança e festividade.
E como não por deixar de ter, ao 12:00 (meio dia) iniciaremos a roda de capoeira, não percam.
Apresentação de dança do Grupo BROTHER SOUL (Dança ao estilo James Brow).

Realização SESI VALE DO JATOBÁ / UNIMOS (Acontecera na praça em frente ao colégio).

Abraços e boas festa.

terça-feira, 22 de junho de 2010

Máré Capoeira

Curta Metragem realizado em 2005, participou de mais de 20 Festivais Internacionais, em países como Alemanha, Inglaterra, Estados Unidos, Maputo, Tailândia, Japão, Peru, Espanha, Canadá e Polônia, entre outros. Terceiro filme da trilogia infantil iniciada com "O Sumiço do Amigo Invisível". Obrigado "Paoleb" por essa disseminação de Cultura.




###########

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Fique por Dentro

O Berimbau

O hungu é um instrumento de corda, de origem angolana, tendo-se espalhado por toda a África e sendo conhecido, na sua maioria, pelo mesmo nome. Em Angola, também é conhecido por m'bolumbumba e é utilizado entre os Kimbundu, Ovambo, Nyaneka, Humbi e Khoisan. Este instrumento foi levado pelos escravos angolanos para o Brasil, onde tem o nome de berimbau. Atualmente o dividimos em três escalas propriamente dizendo O Gunga, Médio e Viola. Ambos tem sua função.


Da direita para esqueda: Gunga, Médio e Viola.

O berimbau é constituido de um arco feito de uma vara de madeira de comprimento aproximado de 1,20m e um fio de aço (arame) preso nas extremidades da vara. Em uma das extremidades do arco é fixada uma cabaça que funciona com caixa de ressonância. O tocador de berimbau ultiliza uma pedra ou moeda (dobrão), a vareta e o caxixi para produzir os sons do berimbau.

Os diferentes ritmos utilizados na capoeira, como tocados no berimbau, são conhecidos como toques; estes são "alguns" dos toques mais comumente utilizados na capoeira atualmente:

Angola
São Bento Grande de Angola
São Bento Pequeno
São Bento Grande de Bimba
Regional
Iúna
Benguela

Abaixo segue um vídeo do Mestre Bimba tocando o "Hino da Capoeira Regional". Extraído do filme "Dança de Guerra", dirigido por Jair Moura (1968). Vídeo inserido na rede por Teimosia (Grande amigo).



Uma grande abraço por Monitor Peixe.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Presença no Batizado do Grupo Vanguarda



Este vídeo foi postado pelo Nego Leo do ICB, onde juntos marcamos presença no batizado do grupo Vanguarda. Parabéns a todos. Jogando inicialmente Nego Leo e Nego, seguido de compra Prof. Gasparzinho (atual Contra-Mestre).

Abraços Monitor Peixe.

Novo longa de Capoeira: Fly Away Beetle

Está em fase de pós produção o longa-metragem Capoeira: Fly Away Beetle, da produtora americana Bluedot. Filmado nas ruas de Salvador, o documentário mostra a beleza da capoeira e, ao mesmo tempo, explora sua a história, os mitos e todo o simbolismo de seus movimentos.

A produção do longa-metragem acompanhou renomados mestres de capoeira de Salvador, conhecendo seus trabalhos, seus colegas e alunos e conhecendo também a esperança, o respeito e a libertação que a capoeira promove.

E, com o objetivo de compreender melhor o cenário atual da Capoeira, o filme volta às suas raízes abordando a escravidão, o candomblé, chegando às lendárias histórias de Besouro Mangangá, e retornando aos fatos atuais.

Prévia :

Capoeira: Fly Away Beetle Trailer from BlueDot Productions on Vimeo.



A NEW FEATURE DOCUMENTARY FROM THE STREETS OF SALVADOR BRASIL
PRODUCED BY: RENEE SLADE & RI STEWART
DIRECTED BY: COSMOS CORBIN & MATT LOCKHART
FIRST ASST. DIRECTOR: MARCIO DE ABREU
CINEMATOGRAPHY: BEN GARVEY
SCREENPLAY & NARRATION: TED GOLDER

Fonte: Capoeira de Vênus

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Roda Sábado - as 14:30

Roda Sábado dia 12/06/2010 as 14:30, no colégio Luiz Gonzaga Júnior, Conjunto Renato Ernesto Nascimento. Venha e traga sua criança.
Direção Contra Mestre Gasparzinho.




A E I O U ,
U O I E A,
A E I O U,
Vem criança, vem jogar

Eu aprendi a ler,
Aprendi a cantar,
Mas foi na capoeira,
Que eu aprendi a jogar.

Coro

Eu estudo na escola,
Treino na academia,
Respeito a minha mãe,
O meu pai e minha tia.

Coro

Sou criança, sou pequeno,
Mas um dia eu crescer,
Vou treinando Capoeira,
Pra poder me defender.

Coro

Capoeira é harmonia,
É amor no coração,
Capoeira tem criança,
O futuro da nação.


Cantiga By G. M. Camisa

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Achado



Olha esse achado. Tive compartilhar com vocês. Encontro mineiro de capoeira em 1986. Mestres João Pequeno,Dunga e João Grande.

quarta-feira, 2 de junho de 2010

terça-feira, 1 de junho de 2010



Brother Soul, existentente desde 1983, é composto por quatro integrantes: Adenauer, Lord Tuca e os fundadores Mestre Tito e Conrad.

A grande meta do grupo é que o Soul nunca morra.