quinta-feira, 29 de julho de 2010

Entrevista com Mestre Gajé



Mestre Gajé com toda sua simplicidade, canta e explica como foi criado seu grande sucesso "Mercado Modelo" , tão apreciado em várias rodas do universo da capoeira. Mestre Gajé é um dos grandes representante da capoeira de Rua e da tradicional roda do Mercado modelo. Procurar entender esse Mestre é viajar no passado próximo da capoeira, com quem viveu directamente com os grandes ícones da capoeira e sobreviveu nas duras rodas do Mercado e no jogo da vida, como ele mesmo afirma, "fui Capitão de Areia". Se quiser conhecer esse Mestre, quando estiver em Salvador vá no Terreiro de Jesus onde ele vende seus instrumentos ou no Mercado, onde pela manhã ele inicia as rodas do tablado.

Veja as Cantigas do Mestre abaixo :






Fonte: Entrevistado por Contra Mestre Marco Antonio - JogodoJogo_tv
Cantigas online youtube por cabelinhocdo

terça-feira, 27 de julho de 2010

Onjó Angoma, a casa do tambor

Onjó, s. f. Casa, rancho, cafua. Do umbundo "onjó", casa. Angoma, s. f. (1) Nome genérico, no Brasil, dos tambores da área banta. (2) Do termo multilingüístico "ngoma", tambor, através do quimbundo ou do quicongo.

Onjó Angoma nasceu do prazer, mas também da necessidade e da sorte. O prazer de ouvir o couro rufar, de sentir rolar o rolo, de chocalhar o ganzá, de sapatear na catira e gingar na capoeira. A necessidade de colocar o pão na mesa, rechear o bucho. E a sorte de conhecer o grande artesão que é Fernando Gupiara.

Fernando trabalha construindo instrumentos musicais há quase duas décadas. Atabaques, caixas de folia, pandeiros, berimbaus, xequerês, zabumbas, pandeiros, caxixis, cuícas - com todos eles se entende, a todos eles dá vida.

O blog http://onjoh.blogspot.com/ foi criado com o intuito de divulgar os produtos é um lugar para poetizar. Cada produto exposto está à venda, a menos que explicitamente informado o contrário. Cada instrumento é feito artesanalmente, e por isso nunca haverá dois iguais.

Visitem o mesmo e aproveitem... Abraços ao amigo Fernando e também ao grande amigo Teimosia.





quinta-feira, 22 de julho de 2010

Roda de Aniversário Contra Mestre Gasparzinho


Bom era surpresa, mas vazou ao ouvidos dele. Então estamos estendendo a todos os amigos, alunos, mestres e afins que desejam somar conosco nesta comemoração. Conto com a presença e ajuda de todos.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Batizado - Troca de Cordas - E dia de atividades.

Associação Promove Ação Social durante evento na Vila Pinho
Por Luciano Rodrigues - Jornal Correio Barreirense

A Associação de Capoeira Cultural e Social Santa Rita, através de seu presidente, José Antônio Tito ( Mestre Tito ), no dia 29 de maio, entre 08 e 22 horas, promoveu no CIAC Vila Pinho uma serie de ações sociais.

Dentre atividades que foram desenvolvidas durante o evento aconteceram batizado e formatura de capoeiristas. No entanto, as pessoas que residem cerca da região também tiveram acesso a outras atividades e serviços gratuitos como: percussão, futebol feminino (com disputa de troféu), consultoria e advogacia, brinquedos infantis entre outros.

De acordo com o Mestre Tito, o evento acontece há mais de 20 anos. Ainda de acordo com ele, a associação sem fins lucrativos, foi fundada em 1990 com o objetivo de proporcionar a inserção social e a construção e ação de arte e cultura nas periferias. " Visamos a realidade da comunidade menos favorecida", destaca Tito.

O mestre ainda durante a sua entrevista para o Jornal Correio Barreirense fez questão de destacar que o trabalho continuar, é preciso que políticos e empresarios estejam dispostos a ajudar a associação seja financeiramente ou com até mesmo outras doações e que todo tipo de ajuda será importante.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Nossa Missão, Visão e Valores.

Associação de Capoeira Cultural e Social Santa Rita




Quem Somos

Uma ONG. A Associação de Capoeira Cultural e Social Santa Rita é uma associação sem fins lucrativos, fundada em 1990, com o objetivo de proporcionar a inserção social e a construção da cidadania, através do apoio e divulgação de ações de arte e cultura das periferias.

Como Atuamos:

Um dos projetos em desenvolvimento é a oferta de oficinas de capoeira educativa para crianças, jovens e adultos, oficinas circenses, danças, dentre outras. Há também o projeto de inclusão digital e a realização de festas culturais e palestras educativas.

Desde a fundação até o presente momento já atendemos a mais de 6.000 (Seis Mil) pessoas da região do Barreiro/BH/MG principalmente de bairros em situação de vulnerabilidade social, utilizando espaço próprio e de várias escolas e creches da região.

O que combatemos:

Educando através do esporte, buscamos combater a violência e as drogas que imperam em nossa comunidade. A violência contra crianças que acontece principalmente de duas maneiras:

  • Violência decorrente das relações interpessoais, como maus tratos físicos e psicológicos, negligência e abuso sexual.
  • Violência estrutural, decorrente do trabalho infantil e da vulnerabilidade social.
  • A maior parte da violência acontece na própria casa e em espaços da comunidade onde há maior convivência social.

Os efeitos dessa violência podem comprometer o futuro das crianças e dos adolescentes que sofrem as consequências pela impunidade e desigualdade social, prejudicando as relações de desenvolvimento e que podem ser reproduzidas sobre práticas inaceitáveis, perpetuando a violência de geração para geração.

Do que precisamos:

É fundamental que nossa ONG encontre parceiros dispostos a nos ajudar com as doações para que possamos agregar mais crianças, adolescentes e adultos. Neste projeto cultural em nossa comunidade. Para doações financeiras, apresentamos a todos o número de nossa conta bancária:

Banco Bradesco - Agência 01182-7 - Conta 000-2670-0


Nossos Contatos

Presidente José Antonio Tito
Mestre Tito - (031) 9107-2657 - (031) 3385-6731
mestretito@gmail.com
Rua José Pedro de Brito, 52 - CONJUNTO SANTA RITA - VALE DO JATOBÁ
Belo Horizonte - MG - CEP 30668-590
CNPJ 11.633.986/0001-53
Inscrição Municipal 255.052.001-1