segunda-feira, 21 de junho de 2010

Fique por Dentro

O Berimbau

O hungu é um instrumento de corda, de origem angolana, tendo-se espalhado por toda a África e sendo conhecido, na sua maioria, pelo mesmo nome. Em Angola, também é conhecido por m'bolumbumba e é utilizado entre os Kimbundu, Ovambo, Nyaneka, Humbi e Khoisan. Este instrumento foi levado pelos escravos angolanos para o Brasil, onde tem o nome de berimbau. Atualmente o dividimos em três escalas propriamente dizendo O Gunga, Médio e Viola. Ambos tem sua função.


Da direita para esqueda: Gunga, Médio e Viola.

O berimbau é constituido de um arco feito de uma vara de madeira de comprimento aproximado de 1,20m e um fio de aço (arame) preso nas extremidades da vara. Em uma das extremidades do arco é fixada uma cabaça que funciona com caixa de ressonância. O tocador de berimbau ultiliza uma pedra ou moeda (dobrão), a vareta e o caxixi para produzir os sons do berimbau.

Os diferentes ritmos utilizados na capoeira, como tocados no berimbau, são conhecidos como toques; estes são "alguns" dos toques mais comumente utilizados na capoeira atualmente:

Angola
São Bento Grande de Angola
São Bento Pequeno
São Bento Grande de Bimba
Regional
Iúna
Benguela

Abaixo segue um vídeo do Mestre Bimba tocando o "Hino da Capoeira Regional". Extraído do filme "Dança de Guerra", dirigido por Jair Moura (1968). Vídeo inserido na rede por Teimosia (Grande amigo).



Uma grande abraço por Monitor Peixe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário