terça-feira, 27 de julho de 2010

Onjó Angoma, a casa do tambor

Onjó, s. f. Casa, rancho, cafua. Do umbundo "onjó", casa. Angoma, s. f. (1) Nome genérico, no Brasil, dos tambores da área banta. (2) Do termo multilingüístico "ngoma", tambor, através do quimbundo ou do quicongo.

Onjó Angoma nasceu do prazer, mas também da necessidade e da sorte. O prazer de ouvir o couro rufar, de sentir rolar o rolo, de chocalhar o ganzá, de sapatear na catira e gingar na capoeira. A necessidade de colocar o pão na mesa, rechear o bucho. E a sorte de conhecer o grande artesão que é Fernando Gupiara.

Fernando trabalha construindo instrumentos musicais há quase duas décadas. Atabaques, caixas de folia, pandeiros, berimbaus, xequerês, zabumbas, pandeiros, caxixis, cuícas - com todos eles se entende, a todos eles dá vida.

O blog http://onjoh.blogspot.com/ foi criado com o intuito de divulgar os produtos é um lugar para poetizar. Cada produto exposto está à venda, a menos que explicitamente informado o contrário. Cada instrumento é feito artesanalmente, e por isso nunca haverá dois iguais.

Visitem o mesmo e aproveitem... Abraços ao amigo Fernando e também ao grande amigo Teimosia.





Nenhum comentário:

Postar um comentário