segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Roda de Mês - Vanguarda Capoeira ( By Graduado Peixe)


Tradicional roda capoeira do grupo Vanguarda Capoeira, Sob direção do Mestre Calango. Na ocasião se fizeram presentes no registro pelo graduado peixe vários amigos, tais como Mestre Tito (Capoeira Santa Rita)e Mestre Tulipa. Contou também com a presença CM Ligeirinho, CM Coruja, Landão, Prof. Mzimba, Prof. Miudinha, Prof. Mandingueiro. Entre a Prata da Casa, Prof. Vassoura, Mestrando Javali, Prof. Tiú, CM Boneco e outros.

"Infelizmente não recordo de todos e nem deu para filmar todos. Mais aí está a minha contribuição para o registro na nossa capoeira."
By Peixe (Graduado Peixe - Capoeira Santa Rita)

Este vídeo está indexado no blog www.capoeirasantarita.blogspot.com

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Instituição CAPOEIRA SANTA RITA, cria Logomarca para atender as necessidades atuais da ONG.



Acreditamos que a Capoeira indiferentemente de marcas e bandeiras possa ser a CAPOEIRA única em que todos possam falar uma única língua, à língua da capoeira. Que a mesma tenha o seu devido reconhecimento no brasil e em todo o mundo, que as barreiras sejam quebradas e que a cada vez mais a CAPOEIRA deixada a nos cresça.
A marca surge como forma de acompanhar as necessidades atuais onde devemos traçar uma marca unica para inserção em memorandos internos, projetos, documentos de parceiros e afins.

Abaixo segue uma leve descrição das simbologia usada na construção desta logomarca.

A águia:

Pode ser vista simbolicamente como símbolo da força, da grandeza e da majestade. Foi muito usada em brasões de exércitos, figurando nos estandartes de Ciro, rei dos Persas, e, mais tarde, durante o segundo consulado de Mário, encimando as lanças que eram insígnias das legiões. Na simbologia cristã aparece como possível símbolo da ressurreição e o triunfo de Cristo e do cristianismo. Foi também o símbolo da alma humana, o símbolo das artes. Chama-se de águia o homem muito perspicaz, penetrante, que vê longe; superior em inteligência. Representava também Zeus o rei dos deuses na mitologia grega.

O Berimbau:

E quem nos guia na roda de capoeira, dando a cadência e malicia no jogo da vida. Instrumento esse em que todos os capoeiristas devem reverenciar e saber dissernir a solicitação do rítimo do jogo solicitado.

E o Verde:

O verde é uma cor-luz primária e uma cor-pigmento secundária composta pelo ciano e amarelo. Está aproximadamente na faixa de freqüência 550 nm do espectro de cores visíveis.
Verde também representa a luta no mundo de movimentos de proteção ao meio-ambiente. Em um semáforo, a cor verde geralmente representa "siga em frente" ou "passagem livre".
O Verde é a cor do equilíbrio, representa movimentos de luta contra movimentos opressivos, pode ser associado ao Movimento Esperancista, e por representar o equilibrio, o que em alguns contextos pode ter o significado de paz.

Atenciosamente

Associação de Capoeira Cultural e Social SANTA RITA.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Publicação do Evento realizado no dia 23/07 no DOM - DIARIO OFICIAL;

Sábado, 30 de Julho de 2011
Ano XVII - Edição N.: 3879
Poder Executivo


VILA SANTA RITA PROMOVE FESTA DE RITMOS


Roda de capoeira, congado, baile funk e jazz. Foi essa mistura de ritmos que movimentou a rua José Pedro de Brito, na Vila Santa Rita, no último fim de semana. Durante todo o dia, cerca de 1.500 pessoas, entre crianças, jovens, adultos e idosos, participaram das atividades, organizadas pela Associação de Capoeira Cultural e Social Santa Rita, com apoio da Regional Barreiro.

“Nosso objetivo é divulgar a arte e a cultura, atendendo a todos os gostos”, explica o idea­lizador do evento, Mestre Tito. Seguindo esta proposta, a festa foi iniciada com uma roda de capoeira, com cerca de 50 capoei­ristas locais e visitantes. A música e o gingado atraíram a atenção das crianças, que tentavam imitar os passos.

O som de tambores do grupo de percussão da Escola Municipal Lucas Monteiro Machado também marcou presença. Em seguida, foi a vez do Congado Nossa Senhora do Rosário. Antes do aguardado baile funk, foram sorteadas bicicletas, cestas básicas e café da manhã. Para deixar o público ansioso por mais um evento, o capoeirista e membro do grupo de dança Brother Soul, Mestre Tito, surpreendeu o público com sua performance ao som de James Brown.


Mais informações em www.capoeirasantarita.blogspot.com


terça-feira, 9 de agosto de 2011

TCC: "Ensaio de capoeira" - Documentário mostra Capoeira além do esporte.



Ao Longo da história, os capoeiristas passaram de geração em geração o sentido profundo da capoeira e atransmitiram através de suas tradições a importância do pensamento crítico, da reflexão sobre a vida e da luta pelo que se acredita.
O filme da voz à mestres de capoeira e compartilha com o público experiências e reflexões acerca dessa arte.

Créditos do Vídeo:
Video enviado por Marcella Nogueira ao portalcapoeira. Macella recém formada em Rádio e TV e que apresentou este Vídeo/Documentário como Trabalho de Conclusão de Curso.


terça-feira, 2 de agosto de 2011

Roda de Mês Guerreiros do Abaete

No dia 30/07/2011 no Bairro Veneza região de Ribeirão das Neves participamos da roda mensal do grupo guerreiros do abaete, o grupo e dirigido pelo Mestre Dentão, junto a muitos outros amigos. Abaixo segue um pequeno registro da roda;